setembro 14, 2006

Pedras parideiras

, a caminho de















é ali ao fundo















é por aqui.

12 comentários:

Cristina disse...

Epá, tão bonito! faz-me lembrar os passeios pela serra (ao lado de Óbidos) que fazia há decadas...snifff...explica-me lá, que sou moura, onde é isso. sítio, conselho, distrito...faxavor. agradecida. :)))


bjuuuuzzz

Eric Blair disse...

Serra da Freita, onde mais?!
Na encosta Sul. Esta parte em concreto pertencerá a Vale de Cambra, penso eu de que. o Distrito é o de Aveiro, embora fique mais próximo do Porto (penso eu de que).

pst. não é o directivo nem o científico, nem sequer o pedagógico.

Parrot disse...

Eric,
Se me permites, deixa-me completar a informação para a Cristina, e corrigir a tua informação. A serra da Freita pertence ao Conselho de Arouca. Só uma pequena parte pertence a Vale de Cambra (é a parte para onde se desce para o tal "cabrito"). :)))

É uma zona, onde, entre outras coisas, tem uma dólmen com características únicas devido à sua dimensão. Tem excelentes trilhos, para quem gosta de bike (como eu) ou para quem gosta de andar a pé.
Pena é, que no ano passado ardeu uma grande parte da serra.....
:)))

Cristina disse...

este Parrot... sai-me melhor ka encomenda!'brigada :)))))))

Eric Blair disse...

Já agora, e completando, aquele ajuntamento de casas que se vê ali na 2ª foto, não se chama propriamente pedras parideiras, mas sim ...? (será Carvalhal, Castanheiro, é uma coisa assim)

pst. Ó Pápa Gaio, esta do directivo, ou científico, ou pedagógico também serve para ti.
Abraço.

Pêndulo disse...

Castanheira.
As pedras parideiras são nódulos de um outro tipo de rocha que não o granito que as envolve. São mais resistentes que o granito, logo, por acção da erosão, o granito envolvente vai desaparecendo e elas "emergem". O calor e o frio originam tensões que fazem que , a certa altura, o nódulo pressionado, se solte com violência saltando da "rocha mãe". Daí o nome de pedras parideiras, a rocha maior pare as pequenas que estavam nas cavidades que se vêm na foto mais abaixo,

zab disse...

os passeios que aqui se dão, e as coisas que se aprendem!!!

ó pêndulo, só fiquei sem saber é porque é que só aqui é que há destas pedras... (ou há noutros locais?)

:)

Parrot disse...

Obrigado Eric…. :)

Zab,

Completando a (excelente) informação do pêndulo, e em seguimento à tua dúvida, existe mais um local no planeta terra (noutros ainda não sei...hehehehe) onde ocorre este fenómeno.

Eric Blair disse...

É isso tudo, Pêndulo.
Já agora e complementando a tua clara explicação:
Quando o magma arrefece lentamente, os diferentes elementos tem tempo para se agrupar por afinidades químicas, dando origem a cristais indiduidualizados e bem definidos (consegue-se distinguir a olho nu, os diferentes minerais presentes numa rocha). Quando, por outro lado, o arrefecimento é repentino, origina o aparecimento de rochas de grão fino, cuja a aparência é a de um todo homogéneo e monocromático.
Quando o arrefecimento é feito "de fora para dentro", no interior da bolsada magática há tempo para que alguns elementos se vão agrupando e, como estão sujeitos a uma maior pressão, surgem nódulos mais densos do que a massa envolvente (entretanto já cristalizada).
Quando a erosão põe a nu esses nódulos, como eles são mais resistentes do que a rocha envolvente, mantêm-se intactos até que aquela seja erodida e eles "saltem": daí o nome de pedras parideiras; como aliás o Pêndulo explicou lindamente.

wind disse...

3 belas fotos de um CONCELHO que desconheço:)
bjs

Eric Blair disse...

He he

zab disse...

parrot: onde?

:)