setembro 04, 2006

Ponte de Lima


Ago, 06

5 comentários:

Rosalina Simão Nunes disse...

olha, outra...

wind disse...

Bonita ponte;) beijos

Insueto disse...

A bela ponte romana! Líndissima esta foto.

Anónimo disse...

Da ponte que actualmente conhecemos, que cruza o rio na Vila de Ponte de Lima, só uma parte é romana, e nem essa chegou íntegra aos nossos dias. Situa-se na margem direita, para lá da Igreja de Santo António da Torre Velha, e encontra-se fora do leito actual do rio, em seco.
Quer fosse construída no tempo de D. Pedro I quer de um antecessor, é certo que quando completa, ou seja, quando extremada pelas duas torres ou castelos, desmoronados em 1857/58, e quando guarnecida de ameias, a ponte representava o único modelo de arquitectura militar do género no nosso país.
É uma construção de grande solidez, que tem resistido à acção de muitos séculos e aos embates violentos, ao peso e à força incalculável das águas do rio Lima, por ocasião das cheias no Inverno.
Mede 277m de extenção sobre 4m de largura, e tem, além dos que foram aterrados de parte da vila, 15 arcos grandes e 14 estreitos. A ponte que liga a Vila de Ponte de Lima à outra margem, conhecida como além do rio, é formada por dois troços distintos: um romano e o outro medieval. Este com tabuleiro rampante muito suave, assente sobre os 15 arcos quebrados à vista. Em contrapartida, o troço romano é muito simples, de tabuleiro rampante, assente sobre 7 arcos dispostos irregularmente e de diferente vão.
O troço medieval representa entre nós um novo protótipo de ponte, imitando outras espanholas no caminho para Santiago.
A ponte de Ponte de Lima é uma arquitectura civil, pública, romana e gótica fortificada, flanqueada por duas torres e enquadrada no sistema defensivo da vila.
E pronto, assim está melhor!

PA disse...

Adoro Ponte de Lima e Queijo Limiano ...lololol ...

Fico impressionada com os cuidados com tudo o que é flores naquela cidade.

Os equipamentos urbanos são lindíssimos ... Fim de Século (XIX), creio.

Um Must ... Ponte de Lima !